Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/4B95GMS
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.14.37   (acesso restrito)
Última Atualização2024:05.06.14.37.17 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.14.37.17
Última Atualização dos Metadados2024:05.08.16.03.11 (UTC) administrator
DOI/10.36026/rpgeo.v11i1.7767
ISSN2446-6646
Rótuloself-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
Chave de CitaçãoHaddadSiBoAlLoAr:2024:UsEsEn
TítuloDa teoria à prática: o uso de espectroradiometria para o ensino de sensoriamento remoto
Ano2024
Data de Acesso19 maio 2024
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho1316 KiB
2. Contextualização
Autor1 Haddad, Isadora Ruiz
2 Silva, Elton Vicente
3 Bourscheidt, Vandoir
4 Almeida, Cláudia Maria de
5 Lopes, Aline Pontes
6 Aragão, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de
Identificador de Curriculo1
2
3
4 8JMKD3MGP5W/3C9JGS3
ORCID1 0000-0002-1464-366X
2 0000-0002-9437-9351
3 0000-0001-5419-323X
4 0000-0002-6523-3169
5 0000-0001-7668-1226
6 0000-0002-4134-6708
Grupo1 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
2 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
3
4 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
5 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
6 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
5 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
6 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 isadora.rhaddad@gmail.com
2 eltonescobar@gmail.com
3 vandoir@ufscar.br
4 claudia.almeida@inpe.br
5 alineplopes@gmail.com
6 luiz.aragao@inpe.br
RevistaRevista Presença Geográfica
Volume11
Número1
Páginase7767
Histórico (UTC)2024-05-06 14:39:22 :: simone -> administrator :: 2024
2024-05-08 16:03:11 :: administrator -> simone :: 2024
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveComportamento espectral
Ensino superior

Espectrorradiômetro
Roteiro didático
Spectral analyses
Undergraduate education

Spectroradiometer
Didatic routine
ResumoRecursos tecnopedagógicos podem auxiliar no ensino de sensoriamento remoto (SR), cujo conceitos físicos podem ser de difícil compreensão no processo de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de aula prática utilizando a espectroradiometria para o ensino de SR em nível superior, como produto de um estágio docência. Com a disponibilidade de um espectrorradiômetro como recurso tecnológico na instituição, foram coletados dados não-imageadores acerca do comportamento espectral de diferentes alvos da superfície terrestre (vegetação, solo, água e materiais diversos). Os discentes foram estimulados a caracterizar os equipamentos, fazendo relação com o conteúdo teórico ministrado durante as aulas. Após a coleta dos dados, os mesmos elaboraram um relatório sobre a análise da assinatura espectral dos alvos. Durante a prática foi possível sanar dúvidas e motivar o interesse dos discentes sobre o tema de SR, além de promover a experiência e contato com recursos tecnológicos empregados na coleta de dados. Os relatórios produzidos evidenciaram a efetividade da atividade prática para compreensão de diversos conceitos, como fonte da radiação eletromagnética e tipo de sensor (passivo ou ativo), assim como a resposta dos alvos na região do visível. Entretanto, algumas deficiências ainda encontradas e se relacionaram, sobretudo, à interpretação da resposta espectral na região do infravermelho (próximo, ondas curtas e longas), assim como no processo de diferenciar um sensor imageador e não-imageador. Os resultados alcançados possibilitam um aprimoramento da didática apresentada para maior efetividade no ensino de SR. ABSTRACT: Technopedagogical resources can assist in teaching remote sensing, whose concepts related to Physics may be difficult to understand in the learning process. is work aims to develop a proposal for practical classes using a spectroradiometer for teaching RS at graduation courses, as a product of a teaching internship. With the availability of a spectroradiometer as a technological resource at the institution, non-imaging data were collected on the spectral behavior of different targets on the Earth's surface (vegetation, soil, water, and various materials). The actors involved were encouraged to characterize he equipment, making a relationship with the theoretical content taught during the classes and, aer collecting the data, they prepared a report to analyze the spectral signature of the analyzed targets. During the practice, it was possible to solve any questions and motivate the interest of the actors on the subject of SR, in addition to promoting experience and contact with technological resources used in data collection. e reports produced showed that the practical activity was effective in understanding concepts such as the source of electromagnetic radiation and the type of sensor (passive or active), as well as the response of targets in the visible region. Some of the gaps still found were related to the interpretation of the spectral response in the infrared region (near, short and long waves), and also in the process of differentiating imaging from non-imaging products. the results produced make it possible to improve the presented didactics presented for greater effectiveness in transferring SR content.
ÁreaSRE
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > SER > Da teoria à...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCT > Da teoria à...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 06/05/2024 11:37 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvo2744783001.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2021/06.04.03.40.25
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F3NU5S
8JMKD3MGPCW/46KUATE
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.43.49 1
DivulgaçãoPORTALCAPES; SCIELO.
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
Campos Vaziosalternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel e-mailaddress format isbn lineage mark month nextedition notes parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar